O ano é 1993. A então pequena editora Wizards of the Coast produz novo jogo de cartas, criado pelo norte-americano Richard Garlfield, PhD em matemática e análise combinatória. A mecânica do jogo é totalmente inovadora, uma ídeia genial e sem precendentes – um jogo onde dois baralhos nunca são iguais. A princípio chamado de “As Cinco Cores da Magia’’, recebeu um nome bem mais ousado quando chegou ao mercado: Magic : The Gathering.
E essa ousadia tinha razão de ser. Magic foi o primeiro e mais popular representante de um novo estilo de jogo, os baralhos de cartas colecionáveis, ou simplismente card games – a maior explosão comercial da história dos jogos. Cards games não são nada mais que jogos criados a partir de Trading cards ( cartas populares entres os norte-americanos, colecionadas como figurinhas, mas não coladas em álbuns). A diferença é que, em vez de apenas colecionar, os cards podem ser usados para jogar.
Um card game é como uma daquelas brincadeiras onde as crianças inventam as regras na hora (quem lê os quadrinhos de Calvin & Haroldo deve lembrar-se do absurdo “Calvinbol’’, onde a única regra é não usar duas vezes a mesma regra!). Só que, em vez de inventadas, as regras estão nas cartas – e cada jogada na mesa acrescenta uma nova regra ao jogo, geralmente em favor do jogador. Portanto, em uma coleção com 300 cards diferentes, os regulamentos atingem uma complexidade fabulosa!
Outra coisa que faz os cards games fascinantes é que eles permitem ao jogador criar uma tática particular. Ele compra muitas cartas, escolhe as mais adequadas e constroi seu baralho – o que faz aflorar o negociante e o estrategista escondido em cada um. As pessoas podem trocar suas cartas ou negociá-las por outras mais preciosas sob seu ponto de vista, ou de acordo com as cotações. Sim, existem no exterior revistas especializadas em publicar gigantescas tabelas com a cotação de cada carta (algumas cartas raras chegam a custar centenas de dólares). Surgiram os torneios de card games, disputados com cada vez mais seriedade – e hoje já se compete por vagas em campeonatos mundiais.
O conteúdo acima foi escrito por MXYZPLK e PALADINO para a revista Dragão Brasil Especial Nº2 lançada pela Trama Editora. E o crédito é todo deles.
0 comentários:
Postar um comentário